terça-feira, 12 de janeiro de 2016

David Bowie: Lazarus

A última vez que eu escrevi sobre o David Bowie aqui foi em 2013, quando ele estava lançando o clipe de "The Stars (Are Out Tonight)", tirado do seu 24º álbum The Next Day. Era um momento histórico, pois fazia quase 10 anos que ele não lançava um novo álbum e voltava, como sempre, de maneira muito inovadora.

Havia um certo rumor que este seria o último álbum de Bowie, que estava pensando em se aposentar. Mas em 2014, ele ainda nos brindou com a coletânia Nothing Has Changed e em 2015 havia anunciado um novo álbum e single, chamados Blackstar. É deste último álbum que saiu o seu clipe mais recente "Lazarus", lançado logo após o ano novo.


O que pouca gente sabia era a batalha que o cantor travava contra o câncer desde 2013, e que certamente ele pensava em se aposentar mais por motivos de saúde. No entanto, isto não veio a acontecer e Blackstar foi lançado. 

Mas assistindo ao vídeo de "Lazarus" não tem como não notar uma inspiração de enfermidade para o clipe. E, após a notícia de sua partida, não tem como não vê-lo como uma espécie de despedida.

Bowie voltou para o universo. Afinal, estrelas não morrem, pois sua luz continua por milhares de anos. E ele nos deixou "Lazarus", um grande último ato, mostrando que sua arte estará mais viva do que nunca, para ser vista, ouvida, estudada, interpretada e inspirada.

2 comentários:

  1. Excelente post. Confesso que fui uma das pessoas que viu este vídeo como uma forma de despedida.

    Houvir a letra é desconcertante. :( ...mas acho que isso é a essência de David Bowie. Ele sempre quebrou todas as regras e convenções e marcou a diferença em tudo o que fez. Até na despedida ele teve de ser diferente.

    Não deixa de ser um grande choque, uma vez que era desconhecido que tinha cancro. O mundo da música ficou mais pobre ...

    Kangas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kangas! Acho que você definiu bem: o mundo da música ficou bem mais pobre agora! :/

      Excluir

Para postar comentário, digite o endereço de sua conta no GMail.