sábado, 20 de fevereiro de 2010

festivais indie

Que o indie é o novo pop, todo mundo está cansado de saber. Afinal, numa época em que o consumo individualizado e de nicho é o mais estimulado pelo mercado, principalmente nas grandes cidades, a música também não deixa de ser instrumento de individualização e consumo. Talvez por isso, o termo indie resuma também esta nova configuração da cultura pop, uma combinação do underground com os novos meios de comunicação. E, quando o mercado se deu conta que a música jovem estava apontando para novas tendências, esta não demorou em ser assimilada e encorporada pela publicidade. Daí, para aparecerem propagandas, campanhas, capas de revistas e outdoors com bandas e artistas indie rock foi um passo. E também, surgirem os badalados festivais indie rock, patrocinados por marcas de roupas, celulares, bebidas, enfim tudo o que faça parte do segmento de consumo jovem. A vantagem para as marcas é atrelarem sua imagem a algo que incorpora todos os valores do seu público alvo, e a um custo relativamente baixo, já que o cachê das bandas "independentes" não é o mesmo que de grandes bandas. Para o público, a vantagem é poder ver de perto artistas que, provavelmente, esperaria décadas para poder ir a um show. Quando chega o grande dia, pode-se conferir a maior concentração de óculos escuros, calças apertadas, camisas xadrez e pessoas com ar blasé fashion que alguém pode encontrar, cantando em inglês um rock dito vanguardista, que no fundo só faz dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar comentário, digite o endereço de sua conta no GMail.