sexta-feira, 3 de julho de 2009

Retrô demais pro meu gosto!

Você sente que algo está mudando quando percebe algumas constâncias na sua vida cotidiana. No meu caso, musicalmente falando, percebi que o meu gosto musical está, consideravelmente, nos últimos anos, se voltado para músicas de hoje, mas com forte influência das décadas de 70 e 60 para trás. Entre os 10 discos que mais ouvi no último ano, metade deles seguem uma linha folk/soul/jazz/pop. No topo, os álbuns "Army of One" de Espen Lind e "Rockferry" de Duffy, lançados o ano passado, mas que poderiam muito bem ter sido lançados em mil novecentos e sessenta e alguma coisa. Seguindo este mesmo aspecto, "Life In Mono" de Emma Bunton, "Back to Basics" de Christina Aguilera (que eu realmente recomendo arriscar ouvir) e "Back to Black" da Amy Winehouse. Além desses, dois álbuns folk/pop (ou pop/folk, tanto faz) eu ouvi muito desde o ano passado: "Quelqu'un m'a dit" de Carla Bruni e "Counting Down the Days" de Natalie Imbruglia. Enfim, tudo muito tranqüilo e, em alguns casos, levemente dançante. Provavelmente, esta seja a minha característica musical mais forte nestes últimos tempos, mas eu não excluo outros estilos... O curioso mesmo é notar que todo mundo está fazendo música olhando para trás, como se o futuro talvez não valesse muito a pena...

Um comentário:

  1. Engraçado, eu costumo ser sempre contrário a essa coisa de "ouvir o bom do passado". É óbvio que todo artista, inclusive os vanguardistas, se influenciam por tudo que reinou no passado, mas eu sempre fui não noventista, tão século 21 nas coisas que eu ouvi. Sei lá.

    Segundo o last.fm, os 3 álbuns que mais ouvi no último ano são:
    1. Doves - Kingdom Of Rust (cheio de referências antigas mas com levadas e arranjos super "prafrentistas", salvo algumas exceções de músicas)
    2. Ladytron - Velocifero (não tem NADA de "para trás". É o supra-sumo do novo)
    3. Donkey - CSS (piada... hehehe)

    Fora isso tem os novos do Yeah Yeah Yeahs, Depeche Mode, Franz Ferdinand... são todos álbuns "inovadores e vanguardistas" de bandas que antes tinham uma sonoridade bem mais voltada ao passado.

    Enfim... eu sou "do futuro" ;)

    ResponderExcluir

Para postar comentário, digite o endereço de sua conta no GMail.