terça-feira, 31 de março de 2009

HERE WE ARE

Depois de quase 4 anos desde seu último disco, Lene Marlin está de volta com novo álbum e single! "Here We Are", sua nova música, já está entre as mais tocadas na Noruega e o novo álbum "Twist The Truth" foi lançado ONTEM na Europa. Lene Marlin se tornou conhecida em 99 com o álbum "Playing My Game", que ganhou 4 Spellemanns (o Grammy norueguês).

segunda-feira, 30 de março de 2009

BERLIN

"Berlin" é novo single de Christophe Willem, a sensação da música francesa em 2007 e que está de volta com seu novo álbum Caféine, que sai dia 25 de Maio na Europa. Além do novo hit do cantor, o álbum conta com um dueto com a australiana Kylie Minogue em "Sensitized".

domingo, 29 de março de 2009

Sua mãe vai adorar

Esta semana o novo álbum de Ronan Keating estreiou na parada britânica direto no #1, desbacando o U2 da primeira posição. O álbum "Songs For My Mother" foi o mais vendido da semana dos dias das mães na Inglaterra. O disco, cujo primeiro single é um cover de "Time After Time" da Cyndi Lauper, foi gravado em Dezembro e, segundo Ronan, foi inspirado nas músicas que sua mãe ouvia quando ele era criança. Além de "Timer After Time", o álbum traz covers de canções como "I Believe I Can Fly" e "Vincent". Simplesmente amável este moço! :) http://www.ronankeating.com/

Undecided

Dia 04 de Abril o Magic Numbers faz um show na Casa da Música, em Porto, Portugal. E, pelo o que conheço da banda ao vivo, deverá ser algo bem intimista. O último lançamento da banda mais fofa que conheço foi o EP Undecided em 2007. Deleite-se:

sexta-feira, 27 de março de 2009

AFFIRMATION

Eu resolvi falar deste álbum não por nostalgia, pois nostalgia se sente por algo que ficou no passado. Embora, musicalmente, o primeiro álbum do Savage Garden seja muito mais interessante (recomendo fortemente escutar), "Affirmation" traz algo que, para mim, marca muito mais do que qualquer sonoridade: sentimento. As letras deste disco chegam às vezes a beirar a inocência, sendo carregadas de duas coisas inevitáveis nesta vida: amor e dor. E quem já sentiu o segundo em decorrência do primeiro, sabe o quanto foi inocente.

No entanto, o álbum abre bastante otimista, com a animada "Affirmation", com uma irresistível batida anos 80 e um refrão fácil de pegar. Todos os versos da canção começam com a entonação "I believe that...", falando de todas as coisas que o autor (Darren Hayes) acredita. Não precisa ser psicólogo para saber que os momentos em que você mais necessita fazer afirmações, são, na verdade, os momentos de maior sentimento de negação.

Apesar do álbum ainda conter as dançantes "The Best Thing", "Chained To You" e "The Animal Song", a maior parte das canções de "Affirmation" são músicas magoadas, sofridas, tristes e sobre um tema recorrente: a separação. "Hold me", a faixa 2, traz um sentimento de pura angústia, abatimento e saber que a relação está perto do fim. O que mais encanta em todas as composições do disco são a maturidade e sinceridade com que tudo é dito, não há nenhum drama ou excesso de emotividade, mas apenas o mais sincero sentimento e honestidade.

"I Knew I Loved You" (#3) mais do que uma canção ultra-romântica sobre apaixonar-se, é uma canção sobre querer apaixonar-se, com toda entrega e expectativa que isto traz. Provavelmente foi um momento de respiro no processo de composição, onde Hayes depositou toda a espera de alívio ao escrever a letra. "Crash and Burn", apesar da mensagem de lealdade, volta ao tema da solidão, sofrimento e de sentir que o seu mundo está desabando.

Da metade do álbum para a frente, depois dos hits da banda e das canções mais pop, o álbum se torna totalmente sério, melancólico e doloroso. "The Lover After Me" (uma da melhores canções da dupla) fala sobre não conseguir superar a dor da perda, da separação, e do pensamento constante, apesar do passar do tempo. Logo depois, a frágil "Two Beds and a Coffie Machine" traz à tona um casal em constantes brigas, que termina com o abandono e a mágoa dos dois. A música é extramente tocante quando fala das crianças, inocentes no meio de tudo. "You Can Still Be Free", a faixa seguinte, é certamente a mais obscura do disco, com um tema sensível: a morte.

"Gunning Down Romance", a penúltima faixa, mostra todo o ceticismo do compositor com o amor, devido à dor que lhe trouxe. O álbum fecha em um tom de despedida com a bela "I Don't Know You Anymore", levada apenas no piano, falando sobre as feridas que parecem ainda existir. A música deixa a sensação final de que a mágoa e a dor da separação ainda irão permanecer e que talvez a distância seja capaz de curar.

Enfim, muito mais do que um álbum pop sobre corações apaixonados, "Affirmation" registra uma fase de sofrimento e separação do vocalista e compositor da banda, sendo um disco essencialmente solitário e sensível, sobre como achar forças e amadurecer em meio à toda dor que a lembrança traz. No começo deste texto eu disse que não era uma resenha sobre nostalgia, justamente porque somente o tempo pode trazer amadurecimento para compreender muitas coisas nele. "Affirmation" é um álbum adulto, maduro, reservado e sensível, características pouco compreendidas por grande parte das pessoas.

domingo, 22 de março de 2009

Beautiful, Dirty, Rich

Esta semana chega às lojas brasileiras de cds (ou ao que restou delas) o álbum "The Fame" da sensação pop Lady GaGa. Embora suas músicas já estejam tocando por aqui faz algum tempo, só agora que a Universal Music confirmou o lançamento do cd. Em Agosto, a cantora passa pelo país para uma pequena turnê promocional do álbum (diz-se Rio-São Paulo) em rádios e tvs.
Apesar dos top hits de dona GaGa serem as eletros "Just Dance" e "Poker Face", para mim sua música (e vídeo) mais divertida é, sem dúvida, "Beautiful, Dirty, Rich", que passou desapercebida pelas paradas, mas virou trilha de abertura do seriado "Dirty Sexy Money", que passa no canal a cabo AXN. O clipe é uma apologia/sátira sobre o amor ao dinheiro. Vale a pena conferir!
bang bang!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Lançamentos

Este mês duas boas novidades foram lançadas na gringa:

- Jewel lançou seu novo álbum de inéditas (o 8º de sua carreira), intitulado "Lullaby", que reúne diversas canções de ninar feitas pela cantora. A primeira delas, "Brahm's Lullaby" já pode ser ouvida no myspace.



- O cantor francês Saez lançou seu primeiro álbum em inglês, "Yellow Tricycle". O disco reúne boas composições do artista, com influências de Radiohead e Sigur Rós. A faixa-título do álbum também está disponível no myspace.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Ledger e a música

Vencedor do Oscar deste ano de melhor ator coadjuvante, Heath Ledger deixou também um legado na música, como diretor de videoclipes. Entre eles, o de "Morning Yearning" do cantor Ben Harper. Em 2008, o ator havia dirigido dois clipes de artistas australianos, que estão para ser lançados ainda este ano: "King Rat" da banda Modest Mouse e "Quicksand", cover da música de David Bowie feito pela cantora Grace Woodroofe, que está no álbum de estreia dela, produzido pelo Ben Harper. Ledger morreu em 22 de Agosto do ano passado e teve suas cinzas dispersas em sua praia favorita na Austrália.

terça-feira, 17 de março de 2009

Calling

Lançado em Outubro de 2001, como clipe do terceiro single do álbum "Scream If You Wanna Go Faster!", "Calling" de Geri Halliwell pode ser considerado uma obra prima da arte do videoclipe. Distante do estilo dançante que caracterizou a sua carreira solo, em um clima poético Geri caminha por entre colunas de um prédio e deita-se, encantadoramente, sobre a relva alta, interpretando a música. Digirido por Pierluca DeCario e gravado em Barcelona, as imagens têm claras influências do construtivismo russo (de fotográfos como Rodschenko) e de cineastas como Tarkovsky e Resnais, demonstrando como a linguagem do cinema tem sido referência para o videoclipe. Uma obra de arte, muitas vezes desprezada ou sub-apreciada por conta do rótulo de "pop" ou de "ex-spice girl" que dão à cantora. Mas, sem dúvida alguma, "Calling" está entre os videos mais belos e esteticamente bem-acabados da arte videoclíptica.

domingo, 15 de março de 2009

Весёлые улыбки

A dupla russa t.A.T.u. se prepara para lançar, este ano, o seu terceiro álbum em inglês, intitulado "Waste Management". O álbum, na verdade, é a versão anglófona do disco cantado em russo que foi lançado o ano passado. Весёлые улыбки ("Happy Smiles") saiu na Rússia em Outubro de 2008, antecedido pelos singles "Beliy Plaschik", "You and I" e "220" [clique para ver]. Neste disco, as garotas continuam com a sonoridade dance/eletronica que as tornou conhecidas, apostando, no entanto, em mais sintetisadores e numa atmosfera mais leve do que o clima suspenso do álbum anterior "Lyudi Invalidy" ("Dangerous and Moving" em inglês).
Waste Management está previsto para sair até o meio do ano e é, sem dúvida, o melhor trabalho da dupla, agora mais madura e menos comercial.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Better Off As Two

Depois de seu single de estreia "3 Little Words", Frankmusik se prepara para lançar seu primeiro álbum "Complete Me", que sairá em 22 de Junho no Reino Unido. O clipe da primeira música de trabalho do disco, "Better Off As Two" (cujo single sai dia 13 de Abril) já pode ser conferido no youtube. O video é muito bem produzido, com efeitos de sobreimpressão, incrustações e escala de planos (para conferir é só clicar no link). Em breve downloads!