domingo, 2 de maio de 2021

Anitta resgata imagem do Brasil em novo clipe

O mês de abril não foi nada bom para o nosso país. A explosão em casos de infecção e mortes por Covid-19, sem uma ação convincente do governo federal, aliada à má reputação deste mesmo governo na preservação da Amazônia, tornou a imagem do Brasil extremamente negativa mundo afora, apesar das promessas vazias do atual presidente na Cúpula do Clima.

Nesse contexto, virou notícia a troca de farpas na internet entre o atual ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, e a pop star Anitta. Na verdade, não é de hoje a postura crítica da cantora em relação à política ambiental do governo, como você pode conferir nesta matéria. Parece que Anitta achou uma causa para chamar de sua, aproveitando a plataforma como artista internacional para falar sobre ela.

Mas, curiosamente, o maior favor que a cantora fez ao país foi em seu novo clipe “Girl From Rio”. A imagem do Brasil está tão abalada lá fora, que qualquer mensagem positiva sobre os brasileiros é um alento. E a sensação é que Anitta fez um clipe por encomenda para a missão de lembrar que o Brasil é mais que Coronavírus e destruição ambiental.

Em “Girl From Rio”, a carioca não poupou valores positivos à brasilidade, mesmo que a maioria sejam clichês já bem conhecidos no exterior. Mas, em um momento como este, concordo com Anitta que devemos atacar com tudo que temos para salvar nossa imagem da fogueira.

De cara, ela joga um sample de “Garota de Ipanema”, em uma ambientação anos 50/60, que traz um cativante ar retrô, e uma familiaridade instantânea a quem assiste. Passando para os tempos atuais, uma divertida cena dela saindo com uma galera do ônibus para a praia, esbanjando sensualidade. Daí para frente, é marca registrada do Brasil atrás da outra: sol, biquíni, coqueiro, mar, corpos morenos, bronzeados, festa, futebol e muito sex appeal.

A mistura do pop com o retrô, numa batida trap music, bastante dominante no cenário internacional, faz da música uma prato cheio para o verão no hemisfério norte. Na esteira do sucesso internacional de seu último single “Me Gusta”, com a americana Cardi B, Anitta aposta no melhor que os gringos conhecem do Brasil para apaixoná-los, e resgatar sua admiração por este país que tanto tem a oferecer ao mundo.

A julgar pelos números alcançados em streamings e visualizações, além dos inúmeros reacts de gringos no Youtube, Anitta está sendo bem sucedida em sua missão de salvar a imagem do país, mesmo que não renovando-a. Afinal, temos muito para reconstruir daqui para frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar comentário, digite o endereço de sua conta no GMail.