sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

twitadas

Este post é para comentar sobre o uso do Twitter por bandas e músicos, focando em dois artistas que eu sigo, especialmente, e que acho que servem como um bom exemplo de extremos opostos nesta rede social. O primeiro deles é o cantor australiano Darren Hayes (@darrenhayes), um dos primeiros que conheço a aderirem à nova mídia, para manter seus apreciadores informados sobre a produção de seu novo disco, que deve sair este ano. Darren é exemplo de um artista que soube aproveitar bem as redes sociais para divulgar o seu trabalho e aproximar-se dos fãs. Seu último álbum, de 2007, foi promovido passo a passo pelo myspace, desde seu pré-lançamento até os singles e a turnê, com promoções, brindes e notícias em primeira mão. Quando o facebook e o twitter começam a se popularizar, Darren logo fez o seu perfil e passou a dar informações sobre a preparação do novo álbum de agora. No entanto, o cantor parece ter perdido o propósito inicial e foi deixando o disco em segundo plano, passando a contar mais sobre a sua vida e suas opiniões do que sobre o seu trabalho. Embora esteja sempre respondendo a seus seguidores e dialogando com todos, Darren chegou ao extremo de conversar com amigos pessoais via Twitter, além de sempre postar fotos de momentos de lazer e paisagens que registra em seus passeios. O artista, que ao longo de sua carreira sempre presou por manter sua vida pessoal distante da atenção de todos, hoje parece muito à vontade para contar a seus seguidores em que restaurante jantou no final de semana ou sobre a gripe que pegou neste inverno. No extremo oposto de Darren, está sua compatriota Natalie Imbruglia (@natimbruglia), um verdadeiro desastre em matéria de aproximação com os fãs e de divulgação de sua música pela internet. Natalie havia assinado com uma agência de marketing em 2008, logo após o término de seu contrato com a SonyBMG, quando resolveu lançar o seu novo álbum de forma independente e necessitava de uma boa assessoria para isto. Como parte deste trabalho, foi feito um perfil seu oficial no Twitter, para divulgar o novo disco, onde a própria cantora, depois de um tempo, passou a postar pessoalmente, mas com pouca frequência. Além do perfil nesta rede, é possível seguí-la em várias outras, como expresso em seu site oficial. No entanto, a cantora nunca chegou de fato a manter um canal atualizado na internet, com informações prévias sobre a promoção do novo trabalho. Shows, participação em programas de rádio e TV, visitas à países eram informados precariamente e a conta gotas, o que deixou os fãs tão decepcionados que seu mais fiel fansite (o Portal Imbruglia.com) resolveu fechar as portas, em forma de protesto pela má divulgação e a falta de notícias. Pelo visto, Natalie e seus assessores parecem não ter aprendido a importância das mídias sociais para o trabalho de um artista e como manter seus admiradores, conseguindo, além de não conquistar novos, perder os existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar comentário, digite o endereço de sua conta no GMail.