Em outras palavras, como a noção de beleza é uma construção histórico-cultural, e serve de ferramenta de aprisionamento e alienação, principalmente para as mulheres, que acham, quem diria, estarem se tornando donas da situação!
segunda-feira, 28 de abril de 2008
JEWEL RASGA O VÉU
Jewel Kilcher sempre foi uma cantora que eu gostei, seja por sua voz segura, seja por sua sensibilidade. Dos 90 pra cá, Jewel ficou conhecida por suas canções que mesclam folk e pop, falando basicamente de seus sentimentos e com um tom existencialista típico do country. Mas quando todos já estavam entediados habituados com aquela imagem angelical da cantora, a americana resolveu renovar e lançou o dançante 0304 em 2003. Três anos separaram este do lançamento do 5º álbum de sua carreira Goodbye Alice in Wonderland, no qual voltou a seguir a linha voz-violão que a caracterizou, o que resultou numa baixa notoriedade do disco. Seu novo cd - Perfectly Clear - está para sair mês que vem, mas - a contar pelo single de estréia deste álbum, não se podem esperar muitas novidades: "Stronger Woman" não difere em nada do que a cantora já fez, a não ser um pouco pelo otimismo da canção, já que Jewel sempre teve um ar um pouco melancólico.
Maaaas, quando tudo parecia soar apenas como "mais do mesmo", não é que o clipe de "Stronger Woman" é bem interessante!
Videograficamente ele não traz nada de inovador, é somente um clipe pop, mas SW traz uma mensagem que se deve observar: a figura da mulher na história e nas culturas. Em como à ela sempre foi oferecido o papel de sexo frágil, preocupada com coisas importantes como a vaidade e servir à família, e inclusive os próprios padrões culturais de beleza ditavam (e ainda ditam) este comportamento. Neste clipe, Jewel - com o ar singelo e boa garota (agora stronger woman), rasga o véu:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para postar comentário, digite o endereço de sua conta no GMail.