quinta-feira, 15 de novembro de 2012

200 km/h in the Wrong Lane

Há exatos 10 anos atrás, duas meninas russas conquistavam o mundo, e escandalizavam os mais conservadores, com seu primeiro álbum "200 km/h in the Wrong Lane". Lena Katina e Yulia Volkova, mais conhecidas como a dupla t.A.T.u., estouraram internacionalmente com a música "All The Things She Said", e um polêmico clipe no qual apareciam se beijando. Assim, a imagem de lésbicas as fez ir longe, e o álbum vendeu mais de 8 milhões de cópias ao redor do mundo.

O disco ainda teve outros hits, como a dançante "Not Gonna Get Us" e "30 Minutes". Sucesso principalmente entre os mais jovens e adolescentes, a dupla marcou o começo de uma época - de abertura da sexualidade e de maior liberdade e aceitação entre os jovens. Embora os números expressivos de vendas, não é possível calcular-se a quantidade de meninas e meninos que resolveram simplesmente "experimentar" um beijo similar ao delas, movidos pela vontade ou curiosidade.

Dez anos depois, o álbum ganha um relançamento comemorativo, incluindo a faixa inédita "A Simple Motion" e um remix de "All The Things She Said" por Fernando Garibay, que já trabalhou com artistas como Lady GaGa, Britney Spears e Shakira. 

A dupla se desfez em 2010, mas logo após o sucesso estrondoso do primeiro disco, elas revelaram que a imagem de lésbicas foi ideia de seu empresário e que eram, na verdade, apenas boas amigas. Independente disto, o duo ficou marcado na história da música pop como um ícone dos novos tempos, falando abertamente sobre desejos e sentimentos, para uma nova geração, que deixava para trás a inibição e o silêncio das décadas anteriores.