terça-feira, 29 de maio de 2012

Top 5 Clipes em Paris - #4 Fuck You



À primeira assistida, pode passar desapercebido neste clipe que a cidade é Paris. Isto porque ele foi gravado a sua maior parte nos arrondissements (distritos) mais afastados da cidade - longe do centro histórico e dos pontos turísticos mais conhecidos. 

Produzido em 2009, por um coletivo francês, este foi o terceiro single do álbum It's Not Me, It's You da britânica Lily Allen. Nele, a cantora faz um percurso de seu quarto em um hotel até um estúdio de televisão na cidade, passando por diversas ruas dos bairros parisienses mais populares e modernos, e literalmente "esticando" as pessoas. Você, geralmente, só percebe que é Paris mais para o final do vídeo, quando ela "estica" a Torre Eiffel, ao passar por uma ponte sobre o Rio Senna. Logo em seguida, há uma cena onde ela também estica a Estátua da Liberdade (a original, francesa), que fica na Pont de Grenelle, que liga o 15º ao 16º distrito, ao sul da Torre Eiffel.


Algumas ruas e praças que aparecem no clipe são mais próximas da imagem que se tem de Paris, com calçadas arborizadas e pessoas com roupas elegantes. Mas, sem dúvida, o mais legal do clipe é o que Lily apronta com elas em seu "dia de fúria"!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Top 5 Clipes em Paris - #5 Someone Like You


Gravado em Setembro de 2011, durante o Outono parisiense, "Someone Like You" transmite uma visão bastante cinza da cidade. Não somente pela época do ano e a fotografia em preto e branco do vídeo, mas também pela tristeza da música cantada por Adele, indo contra a visão doce e romântica que se tem da capital francesa. O vídeo foi dirigido pelo americano Jake Nava, mesmo diretor do sucesso "Shiver" de Natalie Imbruglia.

No clipe, a cantora realiza um pequeno percurso por um ponto conhecido de Paris: a Pont Alexandre III, que liga a Avenida Champs Elysées à região da Torre Eiffel. Esta é uma das pontes mais bonitas da cidade, com diversas esculturas e obras de arte, e que já serviu de cenário para inúmeras cenas de filmes, incluindo a cena final do recente "Meia-Noite em Paris" de Woody Allen.


Na parte em que a câmera faz um giro 360º é possível ver à distância dois locais importantes de Paris: além da Torre Eiffel, o Grand Palais e depois a Esplanade des Invalides (acima), para onde ela caminha na direção, sobre o Rio Senna. O clipe termina em um pequeno café numa ruela da cidade, de onde Adele vê o seu amor partir, deixando a impressão que Paris é um lugar não somente onde os corações se apaixonam, mas também onde são partidos. Nevermind, Adele!